Muitas pessoas que têm a pele oleosa se incomodam com o aspecto brilhoso que ela pode apresentar durante o dia, principalmente quando o clima está quente. Além dos cuidados básicos, é preciso saber as necessidades de cada tipo de pele para tratar o problema.
O que causa oleosidade na pele?
- Lavar o rosto muitas vezes ao dia;
- Usar um produto contraindicado para a pele oleosa;
- Fazer a limpeza de pele com as mãos sujas;
- Usar água quente para lavar o rosto, causando o efeito rebote;
- Falta de hidratação na pele;
- Poluição;
- Alimentos gordurosos;
- Se expor ao sol excessivamente e sem proteção.
Dicas para manter a oleosidade da pele controlada
- Usar protetor solar sempre
O uso diário do protetor solar é indispensável para todos os tipos de pele, mas um detalhe faz toda a diferença na hora de escolher o produto: é obrigatório optar por um protetor solar específico para pele oleosa.
- Retirar a maquiagem no final do dia
O uso de maquiagem não é prejudicial para quem tem pele oleosa, especialmente quando o produto foi desenvolvido para esse tipo de pele. A tecnologia aplicada atualmente permite que a maquiagem diária não acarrete problema algum. Porém, quando os produtos usados no rosto não são retirados corretamente podem, sim, prejudicar a pele.
- Ingerir bastante líquido
A hidratação da pele também pode ser feita com a ingestão de bastante líquido durante o dia. Dê preferência para água, sucos naturais e água de coco. O indicado é consumir pelo menos 2 litros por dia.
- Pele oleosa também precisa de hidratação
A pele oleosa também deve ser hidratada. Até porque, em alguns casos, o excesso de oleosidade pode acontecer por conta da falta de hidratação na pele. Funciona como uma defesa natural: se a região está ressecada ou sensibilizada, um mecanismo natural de compensação pode estimular a produção de sebo para balancear o filme hidrolipídico e auxiliar na formação da barreira de proteção da pele. A isso se chama “efeito rebote”.
- Cuidar dos detalhes na hora do banho
A temperatura do banho tem um lugar de destaque nos cuidados com a pele oleosa. Quando ela está muito quente, remove a oleosidade natural da pele e incentiva o organismo a produzir mais sebo, o que traz ainda mais oleosidade. Portanto, sempre prefira água morna ou fria.
Além disso, evite demorar muito. O banho rápido, com água morna ou fria e evitando o uso do sabonete em excesso, é o caminho para uma pele mais bonita e saudável.
Fonte: #
Compartilhar: